Estando regularmente matriculado em sua instituição de ensino e frequentando-o regularmente, este pode exercer esta função até que se forme em seu curso. Para tanto é feito um contrato por escrito, termo de compromisso, onde é atribuída sua função na empresa entre outros, que necessariamente tem que ser compatível com o curso prestado.
Existem duas modalidades de estágio, o estágio obrigatório e o que não o é. O estágio obrigatório determina que o diploma, só poderá ser emitido, quando o estudante cumpre determinadas horas como estagiário, logo para se formar é necessário que o faça. O não obrigatório não possui essa necessidade. Outra particularidade é que o estágio obrigatório não tem a obrigação de ser remunerado, já o não obrigatório tem que ser remunerado.
Fique atento! O estágio é um importante mecanismo para levar o estudante a questões profissionais que nem sempre são abordados na vida acadêmica. Sendo assim de grande importância para os alunos que os exercem. Contando sempre, muito, para a experiência profissional daquele que o executa. Quando a empresa não respeita o termo de compromisso isto pode configurar fraude.