Você Faz Hora Extra, Conheça Seus Direitos

Cálculos da Hora Extra

Dúvidas quanto sua remuneração de horas extras? Sua jornada de trabalho vem sendo prorrogada indiscriminadamente? Não está desfrutando de seus momentos de intervalos como almoço, por exemplo? Problemas com seu banco de horas? Consulte nossos advogados!

Advogado Trabalhista em Campinas e Itatiba Calcula Hora Extra

Hora extra se trata de um adicional legal trabalhista pago ao funcionário que excede sua jornada de trabalho.

Que deve ser pago ao funcionário que a exerce com o valor de 50% da hora de trabalho para cada hora trabalhada, podendo ser um valor superior a este, alcançado por convenção coletiva ou acordo trabalhista, mais nunca menor que este percentual.

Dentre os adicionais legais de horas extras temos a prorrogação de jornada, compensação de jornada e na inobservância dos intervalos gerais e especiais do direito de trabalho.

A prorrogação de jornada é um acordo individual para que a jornada seja prorrogada.

Ocorre quando a empresa tem a necessidade desse funcionário em um horário além de sua rotina de trabalho, neste caso vale o pagamento de hora extra.

A compensação de jornada se refere a cobrir uma jornada que não teve êxito em seu tempo comum e necessita ser realizada corretamente de modo que tenha êxito na execução. Esta compensação pode ser realizada com utilização de banco de horas, compensação no bloco semanal, ou compensação da força maior. Porém passando o prazo da compensação esta deve ser recebida como prorrogação de jornada e o pagamento do valor realizado conforme o tempo trabalhado mais 50% desse valor.

Cálculos Trabalhista

De Horas Excedidas

Na inobservância dos intervalos gerais e especiais previstos no direito trabalhista, como horário de almoço e período de descanso entre as jornadas de trabalho, por exemplo, ou intervalos especiais para determinadas categorias, o empregador deve pagar este horário como hora extra.

Fique alerta! Para que haja banco de horas é preciso de uma autorização da norma coletiva. Seja acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho. E não esqueça de levantar os intervalos especiais para a sua categoria trabalhista.