Negociação Extrajudicial

Reunião de Negociação dos Direitos do Trabalhador
Advogado Trabalhista em Campinas e Itatiba faz Negociação Extrajudicial

Muitas vezes nos meandros jurídicos, processos podem se alongar por longos períodos de tempo, sem uma resolução definitiva. Tornando-se caros e enfadonhos para ambos os lados citados nos autos. São momentos muitas vezes muito difíceis para uma ou ambas as partes e acabam se tornando um grande infortúnio tomar a punho uma disputa jurídica com tamanhas proporções, demandando um tempo, ou uma quantia, que as partes já não se interessam em disperder.

Na tentativa de resolver questões como essa, as negociações extrajudiciais podem ser um caminho para encurtar as delongas judiciais. Podendo levar as partes a um acordo, em muito menos tempo que o mesmo processo passaria pelos trâmites processuais e sem burocracia.

Os Métodos Extrajudiciais são na verdade uma reunião de negociação entre as partes.

Dependendo da dificuldade de acordo essas negociações podem ser mediadas ou não e também podem ter uma arbitragem composta por uma ou mais pessoas.

Uma negociação extrajudicial só pode-se dizer vitoriosa quando as partes entram definitivamente em um acordo, para que as decisões tomadas sejam legalmente validadas.

Isso garante às partes a autonomia que precisam para decidir por soluções favoráveis a todas as partes.

Acordo Entre as Partes

Solucionamos Conflitos

É preciso lembrar que um acordo extrajudicial deve ser conciso e criterioso. Afinal é uma resolução definitiva para um conflito legal entre as partes e, como acordo, não deve prejudicar o relacionamento entre as partes. Mesmo quando os interesses são conflitantes, o acordo é almejado. É onde, por conta de conflitos, podem entrar na negociação um mediador ou uma arbitragem. Vale lembrar que uma das funções básicas da Justiça do trabalho é conciliar.

Fique atento! Muitas vezes é melhor tentar uma negociação extrajudicial antes de iniciar um processo. Afinal se as partes entrarem em acordo neste primeiro momento, muito tempo será poupado e, firmando um acordo, os problemas serão resolvidos rápido e satisfatoriamente.